quinta-feira, 28 de abril de 2016

BRASIL SONHADO

Brasil do meu amor!
Brasil sentimental de minha inspiração,
Eu te quisera ver sob a mesma bandeira
Que Cristo desfraldou por nossa salvação!

Mas, entre tanta glória que te exalta,
Entre tantas riquezas e esplendor,
Infelizmente, meu Brasil, te falta
Melhor conhecimento do Senhor.

Repara o interior das tuas matas!
Teus sertões!... Tuas vilas afastadas!...
Ali onde tu és ingênuo e lindo,
Onde cantas nas vozes das cascatas,

Onde gemes nas cordas dedilhadas
E onde vives – tão nosso – sempre rindo,
É justamente ali, Brasil querido,
Que tu não tens o Livro que te ilustre
Nem meios que te façam conhecido!

E eu te quisera ver na vanguarda do mundo,
Ovante, desfraldando o rubro pavilhão
Que Cristo desfraldou, por seu amor profundo,
No Calvário imortal do seu grande perdão!
Assim eu te quisera e assim é que te sonho,
Contemplando o teu mar e este teu céu azul,
Em que vives suspenso, em que vives risonho,
No símbolo de fé do Cruzeiro do Sul.

Mas eu creio, Brasil, no milagre eloquente
Do eterno sacrifício do Senhor,
Para seres no mundo, brevemente,
Uma luz, uma bênção refulgente,
Brasil do meu amor!...
.


Autor: MÁRIO BARRETO FRANÇA

REFERÊNCIA:


REACHERS, Sammis. Antologia de Poesia Missionária – Volume 2. [s.n]. Versão gratuita em PDF, [2013].
.



.


Nenhum comentário:

Postar um comentário