sábado, 16 de abril de 2016

ESCRAVO DE JÓ

Participantes: Quantas pessoas quiserem .
Tempo Estimado: indeterminado .
Modalidade: Ação coletiva .
Objetivo: Desenvolver uma preocupação coletiva para que todos acertem senão o objetivo não será alcançado porquê todos os integrantes do grupo são importantes na execução de uma tarefa .
Material: Caixas de fósforos suficientes para os participantes e um lugar (mesa, por exemplo)onde possa formar um círculo de acordo com o número dos participantes.
.
Descrição: O ANIMADOR explicará sobre esta antiga brincadeira de passar oobjeto (no caso caixa de fósforos) de acordo com a letra da música:
"Escravo de jó
Jogava cachangá
Tira
Bota
Deixa ficar
Guerreiros com guerreiros fazem
Zig-Zig-Zá
Guerreiros com guerreiros fazem
Zig-Zig-Zá"
.
Os participantes deverão pegar uma caixa de fósforo, formarem um círculo, colocarem a caixa em frente de si mesmos e quando começar a música todos deverão passar simultaneamente e compassadamente as caixas para o seu respectivo vizinho no sentido anti-horário até quando falar "Cachangá" . Quando falar "tira" todos os participantes deverão pegar a caixa e levantar, quando falar "bota" deverão abaixar a caixa na sua própria frente . Quando falar "Deixa ficar" todos deverão largar o caixa em suas frentes e fazer o gesto simbólico de "fica aí". De "guerreiros" até "fazem" volta a passar a caixa de fósforo para o vizinho no mesmo sentido anti-horário e na parte "zig-zig-zá" simultaneamente todos pegam a caixa sem soltá-lo colocam na frente do vizinho, volta na sua frente e deixa na frente do vizinho, isto tudo de acordo com o ritmo da música.
.
Possíveis questionamentos:
- Certamente, quanto mais participantes todos perguntarão porquê não conseguem terminar a música com todos acertando a dinâmica ?
- Você poderá questionar se alguns só faziam a sua parte ou se além da sua parte orientavam seus vizinhos para não errarem!
- Podem também alternar os participantes, mostrando que essas mudanças podem melhorar ou piorar o alcance do objetivo.
.
.

.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário