sábado, 7 de maio de 2016

A TERRA ESTÁ ENTESOURADA PARA O FOGO! (Coro falado)

Autora: Priscila LaranjeiraDo livro Teatro na Igreja (Editora AD Santos)
 
Todos: Ora! Os céus que agora existem e a terra, têm sido entesourados para o fogo e passarão por estrepitoso estrondo e os elementos se desfarão abrasados.
Ora os céus que agora existem e a terra, têm sido entesourados para o fogo e passarão por estrepitoso estrondo e os elementos se desfarão abrasados.
A terra cambaleia como um bêbado e balanceia como rede de dormir e o seu fardo pesa sobre ela!
E ouvireis falar de guerras. Rumores de guerra!


Eloíza: Os líderes políticos andam muito preocupados. Ameaças contínuas de guerras estão se espalhando pelo mundo afora. A luta por territórios, recursos naturais e poder destrói países e arruína definitivamente os relacionamentos fraternais. Quando o muro de Berlim caiu há alguns anos atrás todos pensaram que a Guerra Fria estaria encerrada, mas outras piores foram iniciadas. Só se ouve falar de guerras e rumores de guerras. Mas a pior guerra é a guerra espiritual.
 
Léo: O atentado às Torres Gêmeas, em Nova Iorque, apavorou o mundo. O Pentágono ficou fragilizado.
 
Todos: (Gritos) Terroristas 

Gleison: Osama Bin Laden transformou-se no terrorista mais procurado do mundo. Sua riqueza foi usada para armar exércitos e treinar combatentes cuja crença beira ao fanatismo.
Bin Laden morreu e o terrorismo continua!
Kamikazes sem amor à própria vida transformam seus corpos em bombas e praticam atentados em vários lugares do mundo. Matar e morrer por um ideal. Matar inocentes, mulheres e crianças.
 
Todos: Terremotos!
 
Aline: Só no século passado, mais de dois mil terremotos abalaram a terra. No nosso século a terra tem sido sacudida por tremores em grande escala e a ameaça de novos terremotos é muito grande.
 
Todos: Fome!
 
Ana: Na África, a população padece fome. Os curandeiros e feiticeiros amaldiçoam a terra que não tem produzido o seu fruto. Em Ruanda e no Sudão do Sul a população não tem o que comer e as doações feitas por países solidários, como o Brasil, apodrecem nos aeroportos sem terem sido enviadas. Mas a principal fome que padecem á a fome espiritual.
 
Todos: Coisas espantosas e grandes sinais nos céus!
 
Carol: Em 1986 os planetas se alinharam e desde então muitos fenômenos estranhos têm sido divulgados pela imprensa.
 
Júnior: Quem não tem ouvido falar dos objetos voadores não identificados que com uma frequência cada vez maior povoam os céus e as mentes das pessoas?
 
Guilherme: A Internet é um fenômeno mundial, aproximando pessoas e mudando o panorama e a forma de se negociar. Mas o mais espantoso é que apesar de toda a tecnologia há milhares de milhões que ainda não conhecem a Jesus.
 
Todos: E ouvireis falar de guerras, rumores de guerras, reino contra reino, nação contra nação, filho contra pai, irmão contra irmão. Fome, terremotos! Coisas espantosas e grandes sinais nos céus. Nuvens negras se aproximam.

Talitah: E ouvi do céu uma voz que dizia: —A quem enviarei e quem há de ir por nós? Então disse eu: — Eis-me aqui. Envia-me a mim.
 
Todos: Eis-me aqui envia-me a mim.

Eloíza: Somos chamados para uma missão. E este chamado é muito claro: é hora de falar ao mundo que Jesus Cristo é a paz, a esperança, a salvação. Jesus Cristo é a única esperança.
 
Rafael: Somos chamados para dizer SIM ao chamado de Deus. Somos chamados para estar à disposição do Pai Eterno.

Gleison: Somos chamados para colocar a nossa vida, nossos bens a serviço da obra de Deus. E aqui fica uma pergunta: que darei a Cristo? O que daremos a Cristo? O que nós podemos dar ao Senhor?

Talitah: Que darei ao Senhor? Darei meu trabalho. Darei meu tempo. Darei minha dedicação ao Senhor.
 
Todos: Somos chamados para dar a Cristo o que temos de melhor: nossas vidas e os nossos bens. Somos chamados para dizer: Eis-me aqui. Envia-me a mim. Devemos estar sempre servindo uns aos outros conforme o Dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
 
Nota: Os nomes dos personagens são apenas ilustrativos. Você pode diminuir o número de participantes deste coro falado, embora um maior número de participantes gere maior impacto. Você pode também atualizar as notícias, e acrescentar informações de interesse geral.
.
REFERÊNCIA:


REACHERS, Sammins; PIRES, Vilma Aparecida de Oliveira. Teatro Missionário: Peças teatrais e jograis sobre Missões e Evangelização para Igrejas evangélicas. Versão Gratuita em PDF, 2013.
.


5 comentários:

  1. Conheci esse jogral ( uma música cantada no final, por um grupo de missionarios da JOCUM por volta de 1984 na Igreja Presbiteriana de Miguel Couto - Nova Iguaçu/RJ... Esse jogral marcou minha vida pra sempre!

    ResponderExcluir
  2. Eu também gostaria de ver a versão antiga. Quando criança pude participar dela

    ResponderExcluir
  3. Gostaria também de ver a versão antiga.eu o apresentou umas 10 vezes, não lembro de todo ,mais de algumas partes, lembro também do hino todo.

    ResponderExcluir
  4. Alguém sabe onde posso encontrar a versão antiga??? Preciso urgentemente

    ResponderExcluir