terça-feira, 12 de abril de 2016

MISSÕES COM ALEGRIA



PERSONAGENS:

Coração

Irmão 1

Termômetro

Irmão 2


Irmão 3

Dona Oração

Irmão 4

Dirigente do culto

.

.

Para esta peça não é necessário cenário, apenas fantasias para o Termômetro, para o Coração para Fé e a Dona Oração se for necessário.

.

Estes personagens devem ser muito engraçados e tirar o máximo proveito dos seus figurinos e gestos exagerados. Lembre-se, é uma peça cômica.

.

DIRIGENTE: Irmãos, como vocês sabem, hoje é o dia escolhido para a segunda arrecadação de ofertas para missões. Então vamos ler nossa divisa: Rm 10:14 e 15a (Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele que não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados.) Antes de cantarmos o hino e os irmãos trazerem suas ofertas até o gazofilácio, gostaria que ouvíssemos uma história que tenho certeza, já fez parte de nossa vida em algum momento nesta ou em outra igreja. Então eu chamo aqui, o nosso Coração.

.

(Entra o Coração e atrás dele entra também o Termômetro.)

.

DIRIGENTE: Meu Deus! ele trouxe um visitante, vamos ver no que isso dá!

.

TERMÔMETRO: Coração, você tem certeza que hoje eu vou esquentar mesmo?

.

CORAÇÃO: Claro que vai, hoje é o dia determinado para a oferta de missões e as pessoas desta igreja já conhecem o bastante sobre missões para poder ofertar. Também, viram um esquete de teatro, poesia e ouviram até missionários.

.

TERMÔMETRO: Sei não Coração! Tá me dando um friozinho na barriga.

.

CORAÇÃO: Você também é negativo heim!!! Eu duvido que as pessoas sejam assim tão geladas como você está. (O marcador do Termômetro está abaixo de zero)

.

TERMÔMETRO: Não é Coração!; houve época em que eu me esquentava mais, sabia? Mas de uns tempos para cá os meus graus foram baixando, baixando, baixando...

.

CORAÇÃO: Ah! Termômetro deixa de ser pessimista. Hei, olha lá! Está chegando dois irmãos e aposto que estão falando de missões, você vai ver seu marcador subir já, já.

.

TERMÔMETRO: (Duvidando) espero.

.

A cena dos diálogos dos “irmãos” acontece em um plano diferente, onde não há relação deles com os demais personagens. (Os irmãos entram conversando em “off” e de repente um fica exaltado)

.

IRMÃO 1: Duzentos reais?!! Vai ofertar tudo isso?

.

(O Termômetro que está mais do lado, fica todo entusiasmado e o seu marcador vai até as alturas.)

.

TERMÔMETRO: O que ?!!! Duzentos!?

.

CORAÇÃO: (Todo alegre) Eu não disse, eu não disse!!!

.

IRMÃO 2: Não!!!, foi minha mulher (marido) que sugeriu esta quantia só porque estou de férias e recebi a mais. Porém, ela (ele) se esquece que no mês que vêm as contas são as mesmas e o salário é totalmente diferente. (Enquanto ele fala, o Termômetro vai esfriando e fala para o Coração todo triste:)

.

TERMÔMETRO: Pensei que fosse hoje.

.

CORAÇÃO: Também pensei.

.

IRMÃO 1: É irmão, cada um sabe onde o calo aperta. Mas você está pensando em doar quanto?

.

IRMÃO 2: Estou pensando em doar uns R$ 30,00 reais, juntando com os demais é uma boa ajuda, você não acha que tá bom?

.

IRMÃO 1: Ah! ... não sei, você é que sabe.

.

IRMÃO 2: E você vai doar quanto?

.

IRMÃO 1: Bem... está difícil, estou até sem dar o meu dízimo porque o dinheiro não está dando nem para pagar as contas.

.

IRMÃO 2: Mas você não ganha bem?

.

IRMÃO 1: Como te contei, meu filho ficou me enchendo até me fazer colocar Speed somente para entrar na internet mais rápido e ainda por cima troquei de carro no mês passado; sem falar da minha mulher que está doente e tem gastado tanto com remédio. Por aí se vai, o dinheiro some. (Os dois saem falando sobre missões.)

.

IRMÃO 1: Missões precisa tanto de ajuda, mas ultimamente anda difícil fazer uma boa oferta.

.

IRMÃO 2: Verdade.

.

TERMÔMETRO: Não disse Coração, a situação está preta.

.

CORAÇÃO: Sabe Termômetro no dia que passou aquele filme sobre missões fiquei tão comovido com aquelas cenas das pessoas perdidas por este mundo a fora, com sede e fome de algo que eles não conhecem. Pensei que fosse explodir de tanta comoção, por isso tinha certeza de que hoje você esquentaria. São tantos precisando conhecer a misericórdia de Deus!

.

TERMÔMETRO: Ah! Coração, não fique triste, talvez eles tenham esquecido aquele versículo de Miquéias 6:8 (fala com muita ousadia) “Ele te declarou, ó homem, o que é bom. E o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, ames a misericórdia e andes humildemente com o teu Deus?

.

CORAÇÃO: Sei não Termômetro, ainda tenho esperança. Ei, olhe lá, está chegando mais alguém!

.

TERMÔMETRO: Ah, é a Fé. E aí Fé, está sendo muito exercitada para missões?

.

FÉ: (Olhando para o marcador dele) Não Termômetro, acho que estou igual a você, em baixa. (Olha para o Coração espantada) Porque o coração está triste?

.

TERMÔMETRO: É que falei para ele que as ofertas este ano está difícil, mas ele acha que só porque viu e ouviu algumas coisas há alguns meses atrás, ia ficar cheio de compaixão pro resto da vida.

.

FÉ: Ah, Coração, você nunca aprende heim. Você não sabe que o que os olhos não veem você não sente?!

.

CORAÇÃO: É que as vezes esqueço que sou vulnerável. Muitos sentimentos em mim passam tão rápidos.

.

FÉ: (Olhando longe) Então, não fique triste. Olha está chegando mais dois, vamos ver se você acerta desta vez.

.

CORAÇÃO: (Com certo entusiasmo) Quem sabe nós dois juntos faríamos esse Termômetro esquentar, heim dona Fé?!

.

TERMÔMETRO: Gostei da ideia. Talvez eles se lembrem daquele versículo de II Pedro 1:5 partes a: “Por isso mesmo façam o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm”

.

FÉ: Ou àquele em Tiago 2:17: “Portanto a fé é assim, senão vier acompanhada de ações, é coisa morta ”

.

CORAÇÃO: Ei, não tem um versículo com a palavra coração?

.

TERMÔMETRO:(Todo metido a sabidão) Eu sei hum!!!

.

FÉ: Agora não, pois está chegando gente, depois você fala. (Os dois irmãos que estão entrando pelo corredor, vem bem devagar conversando sobre futebol, quando estiverem próximos do púlpito, o 3O Irmão fala assustado:)

.

IRMÃO 3: Só R$ 10,00 reais irmão??!! (O Termômetro ficará mexendo o marcador sem saber se é muito ou pouco, pois ele ainda não conhece a história. Após ficar por dentro dos fatos, o marcador vai subindo devagar até chegar quase ao topo. A Fé e o Coração ficam de mãos dadas como se estivessem fazendo uma corrente.)

.

IRMÃO 4: Como sabe, estou desempregado há quatro meses, ontem recebi a última parcela do meu auxílio desemprego, dei o dízimo e paguei o aluguel, luz, água e fiz uma compra de alimentos. Aí dividi o que sobrou entre missões e condução para eu continuar procurando serviço.

.

(O Termômetro vai lá em cima todo feliz e o Coração fala:) CORAÇÃO: Não falei! Sabia que hoje você esquentaria.

.

IRMÃO 3: Irmão, mas o que faz você dividir ao meio o único dinheiro que tem para dar na campanha de missões?

.

IRMÃO 4: Aí que tá irmão, guardo em meu coração a palavra que diz: “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver” Hebreu 11.1. Sei que Deus me abençoará por eu crer que Ele não deixa desamparado seus filhos.

.

FÉ: Nossa, agora senti que me utilizarão com muito poder. Não falei Coração, só juntos é que funcionamos.

.

IRMÃO 4: Conheço este versículo, mas não sei se teria coragem de fazer o que você fez. Faço minha oferta para missões somente quando sei que não vai me atrapalhar monetariamente.

.

IRMÃO 3: Então você não tem fé. Não se comove com as informações obtidas de outros países? Não se entristece ao ver tantos morrendo sem conhecer Jesus?

.

IRMÃO 4: Me comovo, mas estou sendo sincero com o irmão, primeiro penso no bem-estar de minha família.

.

IRMÃO 3: Irmão, não existe maior bem-estar do que paz no coração e convicção de que muitas pessoas poderão conhecer a palavra com a nossa ajuda.

.

IRMÃO 4: Eta irmão! Desse jeito você me convence a doar mais do que pretendia.

.

IRMÃO 3: E quanto você pretendia doar?

.

IRMÃO 4: Tenho até vergonha de falar depois que você disse que dividiu seu dinheiro.

.

IRMÃO 3: Então, se pode fazer uma boa oferta, não fique com receio, pois Deus lhe retribuirá, não conhece aquele versículo: “Não dê com tristeza no coração mais seja generoso; assim o Senhor nosso Deus abençoará tudo o que você planejar e tudo o que fizer”. Dt 15:10. . CORAÇÃO: Agora usaram a mim.

.

IRMÃO 4: Ouvi algumas vezes na Igreja, mas não sabia que existem pessoas com o coração tão bom quanto o irmão. Vou aumentar a minha oferta agora mesmo.

.

IRMÃO 3: Que bom! Sei que não se arrependerá. Pois Deus é fiel. Vamos para a igreja agora.

.

IRMÃO 4: Antes preciso passar no caixa eletrônico. E a propósito sua filha melhorou?

.

IRMÃO 3: Se não fosse eu mesmo te contar, não acreditaria. Ela refez o exame e deu negativo.

.

IRMÃO 4: Sério que benção!!!

.

IRMÃO 3: Pois é, só por Deus mesmo. Agora não preciso me preocupar com os remédios que eram caríssimos, ela até parou com os que estava tomando.

.

IRMÃO 4: Testemunha isso na igreja.

.

IRMÃO 3: Claro que vou, é só ter oportunidade. (Saem falando sobre missões)

.

IRMÃO 3: Me sinto tão bem ofertando para missões.

.

IRMÃO 4: Eles precisam muito. (Assim que eles saem, o Termômetro fica todo eufórico.)

.

TERMÔMETRO: Vou esquentar, vou esquentar. Há, há, há!!!

.

CORAÇÃO: Não falei! Não sou tão venerável assim.

.

FÉ: (Para o coração) Somente com nós dois trabalhando juntos, não se esqueça.

.

TERMÔMETRO: Você, o Coração e a Dona Oração, que aliás não apareceu hoje por aqui.

.

CORAÇÃO: Xiiii, é mesmo ia me esquecendo dela. (Abraçando a Fé) Nós três somos infalíveis!

.

TERMÔMETRO: Vamos deixar de papo e ir embora logo que vocês precisam agir em outra igreja. (Quando eles começam a sair, chega a Dona Oração correndo toda cheia de calor)

.

DONA ORAÇÃO: Olá crianças, cheguei atrasada?!

.

FÉ: Chegou Dona Oração, já terminamos por aqui.

.

DONA ORAÇÃO: É que eu estava em outra igreja e o pessoal de lá ofertavam tanto, tanto, que não tive tempo de sair mais cedo. E por aqui, como anda as ofertas?

.

TERMÔMETRO: Acho que vai dar para esquentar.

.

CORAÇÃO: (Abraçanda Dona Oração) Sabe Dona Oração, senti tanto a sua falta.

.

FÉ: Deixe de choramingar Coração e vamos embora logo que outra igreja nos espera.

.

DONA ORAÇÃO: (fazendo manhã) Espera aí pessoal, quero ver o pessoal ofertar.

.

FÉ: Ah, Dona Oração não vai dar, estamos atrasados e o pessoal precisa ficar à vontade. (Começam a sair novamente e a Dona oração resmungando)

.

DONA ORAÇAO: Mas eu queria tanto.

.

CORAÇÃO: E o meu versículo?! Pensam que esqueci!!!

.

TERMÔMETRO: Ah, é mesmo. (Convencido olha para a Fé) Você conhece colossense 3:23-24?

.

 FÉ: (Mais convencida ainda, volta, sobe no palco, olha para a igreja e fala com ousadia) “O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivesse servindo o Senhor e não as pessoas. Lembre-se que o Senhor lhes dará como recompensa aquilo que ele tem guardado para o seu povo, pois o verdadeiro Senhor que vocês servem é Cristo.

.

TERMÔMETRO: Gostou, coração?

.

CORAÇÃO: Eu gostei, tem mais?

.

TERMÔMETRO: Um monte. Quer ouvir mais um?

.

FÉ: Para de ser convencido Termômetro. (Saindo com comentários alegres)

.

DIRIGENTE: (Volta para o palco) Irmãos, esta foi uma maneira alegre de dizer a vocês que nós podemos, pois Deus nos prepara para isso. Se orarmos com fé e com um coração verdadeiro antes de nossa oferta, os missionários serão enviados para pregar; e pregarão para que os povos ouçam, e ouvindo crerão, e crendo invocarão a Jesus o Senhor. Nós preparamos este culto especial para fazermos esta doação, pois além de estarmos contribuindo com recursos financeiro, estaremos fazendo nossa maior contribuição que é de estarmos juntos na luta contra a morte eterna e isso com certeza nos traz alegria.

.  

.
Por Cida Martins, disponível: http://www.vidanovamusic.com/teatro.asp?codteatro=87
.
.


.

VEJA TAMBÉM  



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário